Via irá lançar novos processadores em 2018

Via Technologies, conhecida antigamente por seus excelentes chipsets, ainda não desistiu do mercado de processadores, e devido a uma parceria com uma fabricante chinesa, vem trabalhando em novos processadores que possam competir com soluções da Intel e da AMD, uma tarefa complicadíssima, já que ambas são referências nesse segmento.

Essa escalada da VIA para tentar novamente ganhar uma parcela do mercado de processadores x86 vem sendo desenhada desde 2015, com o lançamento do chip ZX-C. na Ásia  Porém nem no mercado asiático ele emplacou, o que necessitou ainda mais aprimoramentos e renovação das tecnologias de fabricação que devem se concretizar com a novas séries de CPU,s como a KX-6000, que ainda não tem previsão de lançamento.

A meta da VIA com essa nova linha não é competir com os carros-chefes da Intel e da AMD, e sim encontrar um lugar ao sol no campo dos processadores de baixo consumo energético e baixo custo, que devem equipar notebooks e portáteis mais baratos, porém a companhia espera se ajustar ao mercado, oferecendo chips com suporte às memórias DDR4, em dual-channel, PCI-Express 3.0, SATA 6 Gb/s e USB 3.1.

O processo de fabricação dessa nova linha será de 16nm ,ainda um pouco longe dos 14 nm oferecidos pelos concorrentes o que deve significar processadores que devem rodar um pouco mais quentes do que o habitual,porem se o custo realmente for interessante,a VIA será uma empresa a qual vale a pena ficar de olho em 2018…

Essa nova linha de processadores irá incluir modelos de 4 e 8 núcleos (sem suporte a tecnologia multithreading), com frequências de 2  a 3 GHz.

Fonte PCGamesN

deixe uma resposta

Comentar

Nome

E-mail

Website

comments ( 30 )