Qual melhor equipamento para proteger seu computador,qual a diferença?

Filtros de linhas, estabilizadores e no-breaks são acessórios criados para impedir que surtos de tensão danifiquem equipamentos eletrônicos. Embora tenham funções parecidas, os três dispositivos apresentam diferenças em termos de funcionalidades e preço, com vantagens e desvantagens para os dois lados. A seguir, você vai entender para que cada um serve, como cada um deles age na hora de defender seus eletrônicos de problemas de energia e entender qual deles é a melhor opção para prevenir desastres causados pro sobrecargas na sua rede elétrica.

O que é um filtro de linha?

Um filtro de linha é um componente que se posiciona entre a tomada da parede e a fonte do seu computador com a responsabilidade de impedir que flutuações na corrente elétrica passem diretamente ao seu sistema, daí o nome de filtro.

O acessório conta com alguns componentes elétricos que previnem que essas flutuações causem danos: caso uma descarga elétrica de alta intensidade seja liberada pela linha em que seu computador está ligado, o filtro de linha irá se sacrificar, queimando fusíveis e as vezes até a própria fiação interna para impedir que essa carga violenta chegue ao seu computador e provoque danos à fonte, ou até mesmo a outros componentes em casos extremos.

Como fusíveis são bem baratinhos e fáceis de trocar, um filtro de linha acaba sendo um acessório de segurança bastante útil. Além disso, a oferta de várias tomadas numa mesma régua torna o uso conveniente em lugares que possuem inúmeros eletrônicos: PC, TV, monitor, videogame, sistema de som e etc.

Em geral, filtros de linha confiáveis têm preços começando na casa dos R$ 30.

 E um Estabilizador?

O estabilizador tem função semelhante, mas ataca o problema com outras ferramentas. A ideia desse acessório é garantir que a energia que sai em direção à fonte do seu computador seja limpa de interferências e flutuações, aproximando-se o máximo possível de uma corrente alternada de 115 volts o tempo todo. Assim como um filtro de linha, no caso de um surto catastrófico de tensão, o estabilizador vai queimar fusíveis antes de deixar que a sobrecarga chegue á fonte de seu computador.

De uma forma bem simples e resumida, um estabilizador,alem de cumprir a mesma função que um filtro ele também funciona com um transformador interno, alternando a corrente que sai em direção ao computador, eliminando oscilações de sub ou sobretensão para garantir a alimentação mais estável possível. Isso significa que, ao contrário do filtro, o estabilizador pode ajudar seu computador a ficar funcionando por mais alguns instantes, antes de desligar por falta de eletricidade. Esses instantes podem ser importantes para evitar perda de documentos durante pequenas quedas de apenas alguns segundos.

 Por Fim O No-break

Um No-break por sua vez é o mais completo dos componentes de proteção elétrica pois alem de todos os recursos ditos acima,eles carregam também pequenas baterias que podem manter o computador funcionando por períodos maiores variando de acordo com o tamanho da bateria e com a quantidade de carga que esta sendo exigida dele,um no-break pode manter um computador funcionando desde alguns minutos até mais ou menos meia hora garantindo assim que você consiga salvar seu trabalho sem problemas.

Qual é o melhor?

Os três tipos de acessório cumprem funções parecidas no sentido de proteger os seus equipamentos das oscilações de tensão, comuns nas redes brasileiras. Entretanto, o filtro de linha tem um comportamento mais passivo: ele só é acionado para prevenir que uma sobrecarga danifique os equipamentos ligados a ele como em casos de raios ou semelhantes.

Os estabilizadores e no-breaks tem função semelhante, mas se comportam de forma mais ativa realmente impedindo que o computador pare de funcionar também em casos de sub-tensão (falta de energia)

Lembrando que em se tratando de qualquer um desses equipamentos é sempre muito importante verificar o consumo total dos equipamentos ligados a eles e dimensionar  os equipamentos de proteção de acordo com a carga que será aplicada nele,verificando sempre a corrente que cada um suporta (em watts) e também no caso dos no-breaks a capacidade da bateria geralmente marcada em VA, pois quanto maior a bateria, mais tempo seus equipamentos poderão funcionar  durante uma falha

Independente de qual alternativa for escolhida, o ideal é que você tenha sempre algum tipo de intermediário entre sua linha e o computador como forma de proteção para evitar danos mais graves aos seus equipamentos.

Fonte: Adaptado de TechTudo

 

deixe uma resposta

Comentar

Nome

E-mail

Website

comments ( 1 )

  • ILESSANDRO SOUSA 16 jun 2020

    QUAL MELHOR PROTETOR DE MONITOR HP 205G1 / ALL – ION ( O IDEAL CONTRA TENSÃO DE ENERGIA E RAIOS )
    ESTABILIZADOR?
    PROTETOR ELETRONICO ?
    FILTRO DE LINHAS?