Entenda as mudanças do novo Wireless 5 Ghz

wifi-zone

O Wi-Fi no novo padrão AC é uma tendência para os próximos anos, que deve ajudar bastante a conectividade sem fio. No entanto, há uma outra tecnologia que precisa ser mais compreendida nas redes sem fio, que é o sinal de 5 GHz, que pode trazer benefícios e desvantagens em comparação com a tradicional frequência de 2,4 GHz.

Como explica Fábio Appel, coordenador da TP-Link no Brasil, a principal vantagem da frequência de 5 GHz é que ela sofre menos interferências, e o sinal chega mais limpo até os aparelhos.

Isso acontece porque o velho padrão 802.11g utiliza apenas a frequência de 2,4GHz, e esse é o padrão mais utilizado em escala global. Além disso, a 2,4GHz tem menos opções de canal – apenas 13 frequencias – enquanto a 5GHz apresenta 23 canais sem sobreposição. Outro motivo é que vários outros aparelhos, como fornos de micro-ondas,telefones sem fio,entre outros criam ruído ao utilizar a mesma frequência de 2,4 GHz.

Contudo, a desvantagem é que a onda de maior frequência se dispersa com mais facilidade, o que significa que o alcance do 2,4 GHz é maior. Assim, a cobertura com o 5 GHz pode ficar prejudicada.

Felizmente a tecnologia é capaz de compensar de outras formas. Pelo fato da transmissão em 5 GHz ser quase livre de interferências, é possível transmitir mais dados por segundo e ter mais dispositivos conectados na mesma rede operando próximos, sem perder qualidade de conexão.

Observando-se também que a maioria dos modelos de roteadores vendidos atualmente é capaz de operar nos 2 padrões ao mesmo tempo,o que permite que se aproveite o melhor que cada padrão tem a oferecer

Baseia-se em: Olhar Digital

deixe uma resposta

Comentar

Nome

E-mail

Website